Ouça ao vivo

Baixe nosso APP e tenha a Rádio em suas mãos

UFV colabora com testagem de doenças de Municípios da região

UFV colabora com testagem de doenças de Municípios da região

A agilidade na testagem de doenças foi viabilizada por uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES – MG) e o Laboratório de Biotecnologia Animal (Labtec) da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Desde segunda-feira (11), os testes das doenças acarretadas pelo vírus influenza A e B (gripe), covid-19, dengue, zika, Chikungunya, febre amarela e Vírus Respiratório Sincicial (RSV) estão sendo testados no Labtec da UFV.

Essa parceria trará mais agilidade no resultado dos testes de, aproximadamente 800 mil habitantes. Estes pertencentes às áreas da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá e da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova.

Por meio do Labtec, agora os resultados sairão em até 3 dias, dependendo da organização dos Municípios para o encaminhamento dos materiais para a testagem. Anteriormente, os resultados dos testes saiam entre 5 a 10 dias. Tendo em vista que eram realizados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte (BH).

A partir de agora, as Secretarias Municipais de Saúde devem organizar a logística de coleta, acondicionamento e transporte das amostras. Para tal procedimento, nos dias 7 e 8 de março, os técnicos de Vigilância Epidemiológica de 61 municípios foram orientados quanto às normas de biossegurança. Eles também tiveram informações sobre os procedimentos obrigatórios, como a notificação dos casos suspeitos e o cadastro da amostra no GAL – Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial do SUS.

O financiamento dessa parceria ocorre por meio do custeio do Estado de Minas Gerais para que o Labtec seja um Centro Colaborador, integrando a rede de Vigilância Laboratorial estadual. A parceria foi firmada por meio das resoluções SES/MG nº 7.797 e  8.637.

Por meio dessa colaboração, o serviço será descentralizado. Tendo em vista que estava concentrado em BH.

Fonte: Keila Lima e Tarsis Murad / Foto: Divulgação Acervo UFV

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Olá, como podemos te ajudar?