Um momento de esclarecimento de dúvidas quanto à descentralização de recursos da saúde foi realizado no dia 4 em Ponte Nova. O “Tira-dúvidas itinerante” foi realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Superintendências Regionais de Saúde (SRS) de Ponte Nova e Manhuaçu, em parceria com o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG).
A gestão dos prestadores de serviços de média e alta complexidade anteriormente era realizada pelo Estado. Por meio da descentralização, essa demanda será atendida pelos Municípios. Os representantes municipais puderam esclarecer as principais dúvidas quando ao assunto.
O objetivo da oficina foi preparar os gestores para que, quando ocorra a consolidação da descentralização não ocorra problemas.
Segundo o documento, o SUS de A a Z, do Ministério da Saúde, serviços de média complexidade são procedimentos especializados realizados por médicos, outros profissionais de nível superior e nível médio, como cirurgias ambulatoriais especializadas. procedimentos tráumato-ortopédico, exames ultra-sonográficos, fisioterapia, terapias especializadas e outros.
Enquanto os serviços de alta complexidade são aqueles que envolvem a assistência ao paciente portador de doença renal crônica (por meio dos procedimentos de diálise), atendimento ao paciente oncológico, cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular, cirurgia cardiovascular pediátrica e outros.
Foto: Tarsis Murad