Nos dias 16 e 17 deste mês, aconteceram reuniões de orientação aos profissionais da saúde sobre o paciente pediátrico gravemente enfermo, com ênfase nas doenças estreptocócicas. Dentre as doenças estreptocócicas estão a faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele e outras.
O objetivo dos encontros foi orientar os profissionais sobre quais medidas devem ser tomadas quando crianças chegarem nos hospitais com sintomas dessa doença. As reuniões aconteceram no primeiro dia no auditório do Hospital Arnaldo Gavazza, em Ponte Nova, e no segundo no Hospital São Sebastião, em Viçosa.
O público-alvo foram médicos e enfermeiros de urgência e emergência e equipes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica e de Segurança do Paciente das instituições hospitalares.
Dentre os assuntos abordados, foram: doenças estreptocócicas, reconhecimento do paciente pediátrico gravemente enfermo e manejo inicial do choque séptico, caso clínico interativo e manejo clínico da dengue.
Fotos: Ascom – HAG (Ponte Nova) e Graziele Dias (Viçosa)