Na manhã de hoje (18) aconteceu o 1º Encontro Porto Alegre em Campo. O evento, realizado pela Laticínios Porto Alegre, ocorreu na Fazenda Bom Retiro, de propriedade de Antonio Piuzana, localizada em Rio Casca – MG.
O objetivo do Encontro foi propiciar o diálogo entre os produtores rurais, representantes da Embrapa, da Emater e da Laticínios Porto Alegre. Na ocasião, foram ministradas três palestras com as temáticas: desafios e perspectivas do setor de laticínios no Brasil em 2024, ministrada pelo representante da Embrapa, Glauco Carvalho; melhoramento genético – projeto de transferência de embriões LPA – apresentada pelo membro da Pró Genética, Sérgio Paulo Cunha; e Qualidade do Leite, ministrada pelo representante da Emater.
O presidente da Porto Alegre, João Lúcio Carneiro, foi entrevistado pela nossa equipe de jornalismo e explicou com detalhes o intuito e a importância do evento.
“Os dias de campo são muito importantes, primeiro porque leva conhecimento ao produtor rural. O produtor rural é a pessoa que trabalha de segunda a segunda. Então ele poder sair da casa dele um dia é um sacrifício muito grande. Mas esse encontro é bom para interagir com outros produtores rurais, levar conhecimento. […] Isso motiva o setor. O laticínios tem como objetivo sempre apoiar o produtor rural, não apenas comprar o leite dele, é fazer esse apoio. Voltar com esses encontros, que eram mais frequentes, é o objetivo da Porto Alegre, porque isso motiva o setor como um todo, motiva o produtor, ajuda trocar informações, interação entre produtores. Então é sempre muito positivo”.
A importância comunicação, do diálogo e da troca de experiências entre produtores rurais foi defendida por João Lúcio. “Você quando une 200 produtores, como é a previsão de ter aqui hoje, você passa a ter uma interação. Então alguma coisa que eu estou usando hoje na minha propriedade que é muito bom, acaba o outro tenho conhecimento, vai fazer uma visita, estreita relacionamentos entre produtores. Então isso é muito importante, eu acho que a tecnologia e o conhecimento têm que ser dissipados sempre. Eu acho que esses encontros permitem isso”, explica João Lúcio.
Esse foi o 1º Encontro Porto Alegre em Campo. A nossa equipe de jornalismo foi informada que ocorrerão outros.