Começou ontem o prazo para estudantes solicitarem a isenção de pagamento para realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2024. Os pedidos podem ser realizados até o dia 26 deste mês. E esse prazo também enquadra para as pessoas que desejam justificar ausência no ENEM 2023.
Existem três grupos que podem solicitar a isenção: pessoas de escolas públicas que estão devidamente matriculadas no 3º do Ensino Médio; estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou escola particulares – como bolsistas; e alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica – que estejam devidamente registrados no Cadastro Único (CadÚnico).
Aqueles que desejam participar do ENEM 2024, mas que porventura não compareceram aos dois dias da edição anterior, devem justificar a ausência.
Como forma de incentivo a realização do ENEM o programa Pé-de-Meia destinará R$200 para o estudante do 3º ano do Ensino Médio, de escola pública, para a realização da prova. A quantia será depositada na conta-poupança em que aluno recebe os outros incentivos do Pé-de-Meia, após a execução das atividades.
O ENEM é a principal forma de ingresso ao ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) ou do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Além disso, as notas do ENEM podem ser utilizadas em processos seletivos de instituições de Portugal, que possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os pedidos de isenção devem ser feitos na Página do Participante, este que deve ser logado com o Gov.br. Para casos de dúvidas, acesse o edital e saiba mais.
Foto: Giullya Franco