A Caixa Econômica Federal começou segunda-feira (8) o programa FGTS Futuro, que possibilita contratações de financiamentos habitacionais com a utilização do FGTS. Trabalhadores com renda de até R$ 2.640 podem utilizar do FGTS Futuro para adquirem imóveis novos e usados pelo programa Minhas Casa, Minha Vida.
A autorização pode ser feita pelo aplicativo FGTS. O programa deve ser utilizado pelo titular da conta vinculada ao aplicativo, que deverá autorizar a realização da caução dos créditos, no ato da contratação, por um prazo de 120 meses.
Entenda como funciona o programa
Todos os meses as pessoas que têm carteira assinada recebem do empregador o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que corresponde a 8% do salário. Com o FGTS Futuro agora é possível utilizar esse valor para complementar a capacidade de pagamento. Assim, o cidadão poderá utilizar um financiamento maior para adquirir seu imóvel.
Se o trabalhador for demitido, ele não poderá sacar o saldo do FGTS comprometido com o pagamento do imóvel. Todo valor disponível será utilizado para reduzir a dívida.
Para mais informações, acesse o site da Caixa.