O Coordenador de Combate às Endemias, Raniely Saraiva, esteve na Rádio Ponte Nova, quinta-feira (21) e explicou sobre a situação da Dengue no Município. Ele enfatizou sobre os problemas causados pela subnotificação da doença.
“Muita gente tá pegando a doença e não está procurando PSF para fazer a notificação, nem o Sammdu, nem os hospitais. Está ficando em casa, sem notificar. Então a subnotificação é muito alta também em Ponte Nova”.
Raniely esclareceu sobre a realização do exame para a confirmação da doença, que agora é feito na Universidade Federal de Viçosa.
“No 5º dia depois do primeiro sintoma, você vai no PSF notifica e eles marcam pra você no Laboratório Central, é coletado o sangue e é mandado para Viçosa. Antigamente era mandado para Belo Horizonte. Desde semana passado está sendo mandado para UFV”, explica.
O coordenador alertou quanto a automedicação e reforçou a necessidade de realização do exame para a confirmação da dengue.
“Eu peço a população, […] não se automedique e procure o PSF para notificar e colher o sangue. Para a gente ter a contagem. Por exemplo, nós estamos com mil seiscentos e poucos casos notificados, nós temos só 150 resultados. Porque? Por que a população não está indo colher o sangue para fazer o exame”.
Ele ainda disse que a falta de dados dificulta os Agentes de Endemia atuarem. Tendo em vista que os profissionais não sabem ao certo em qual bairro há mais casos.
“A gente não sabe qual bairro está com maior problema. Então o maior problema que nós estamos tendo em Ponte Nova é esse”.