Ouça ao vivo

Baixe nosso APP e tenha a Rádio em suas mãos

Produção de etanol de milho e da cana-de-açúcar batem recorde na safra 2023

Produção de etanol de milho e da cana-de-açúcar batem recorde na safra 2023

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de cana-de-açúcar no território brasileiro registrou 713,2 milhões de toneladas. Enquanto a produção de etanol de milho aumento 33,1% em comparação à última safra, novo recorde de produção, resultando em um volume de 5,92 bilhões de litros do combustível.

O Sudeste é a região que mais concentra a produção de cana-de-açúcar. Foi registrado um aumento de 21%, em relação a safra anterior, o que contabiliza 469 milhões de toneladas. A área colhida reduziu 0,6%, enquanto a produtividade média aumentou. Essa melhora é justificada pelas condições climáticas favoráveis e dos investimentos para a renovação das lavouras, com uma estimativa de 91.987 kg/ha.

A maior parte da cana-de-açúcar colhida foi para a produção de adoçantes e açúcares. A colheita é estimada em 45,68 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 24,1% em relação à safra passada e um novo recorde na série histórica.

Com o aumento da produção de cana, foi possível incrementar a produção de combustível, do etanol de cana-de-açúcar. Ocorreu um aumento de 11,9% em relação à safra de 2022/2023, que contabiliza 26,69 bilhões de litro.

As vendas de açúcares agitaram o mercado internacional. Foram embarcadas aproximadamente 35 milhões de toneladas do produto, o que demonstra uma alta de 26,8% no volume comercializado no mesmo ciclo anterior. Esse produto geou um faturamento de U$ 18,27 milhões, segundo dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para ver mais detalhes do 4° Levantamento da Safra 2023/2024 de Cana-de-Açúcar e as condições de mercado deste produto no Boletim divulgado no site da Companhia, clique aqui.

 

 

Compartilhe
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Telegram
Email
Olá, como podemos te ajudar?