Finalizou ontem (11) o processo licitatório da administração da BR-040/MG. Agora, quem será responsável pela logística da estrada será a Corretora Necton Investimentos.
O processo licitatório foi feito ontem (11), em São Paulo, pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes.
A Necton Investimentos será responsável pela BR-040 por 30 anos e prevê investir R$8,7 bilhões. O preço do pedágio será aproximadamente R$15, por meio de um desconto de 11,21% sob a Tarifa Básica de Pedágio de Multifaixas de R$ 17,71/100km.
O trecho licitado tem início em Belo Horizonte, no entroncamento com a BR-256 (A), e se estende até Juiz de Fora, o que totaliza 232,100 km. O projeto de licitação prevê 163,948 km de duplicações de faixas, 42,153 km de faixas adicionais, 15, 374 km de vias marginais, 14,230 km de ciclovias, 8 passarelas, 57 pontos de ônibus, 5 postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF), 1 ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais.
Existe a estimativa da geração de 72 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda na área de influência do segmento concedido, por meio das obras.
Também há a previsão de implantação de sistema de iluminação em curvas côncavas com restrição de visibilidade, sistema de análise de tráfego, detecção automática de incidentes, circuito fechado de TV, com 117 câmeras e 20 câmeras na passarela, um sistema de monitoramento meteorológico e 5 ambulâncias.
Os seguintes Municípios utilizam essa malha ferroviária: Alfredo Vasconcelos; Belo Horizonte; Barbacena; Conselheiro Lafaiete; Congonhas; Carandaí; Cristiano Otoni; Ewbank da Câmara; Itabirito; Juiz de Fora; Nova Lima; Ouro Preto; Oliveira Fortes; Ressaquinha; Santos Dumont.
Existe a previsão de construção de três praças de pedágio em Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Itabirito.
Foto: Luiz Guilherme Turolla Vieira